Branding Corporativo

Case Chocoland

Sobre o projeto

O Chocoland Hotel Gramado é o primeiro hotel temático do chocolate da América Latina, inaugurado em junho de 2023, sendo um palco que une a hospitalidade e o entretenimento temático. Com uma proposta inovadora e localizado em área nobre de Gramado/RS, um dos principais destinos do país, o empreendimento vem se destacando no mercado turístico ao oferecer experiências multissensoriais dentro do universo do chocolate.

Atualmente, o hotel tem 7 mil metros quadrados de área construída, contemplando, além das 76 suítes, diversos espaços de experiências e convivência voltados ao entretenimento, gastronomia, saúde, bem-estar e eventos. A empresa possui mais de 50 colaboradores diretos e indiretos, além de dezenas de profissionais especialistas em diferentes áreas.

Cenário prévio

Desde a imersão de estudos realizada em Orlando (EUA), no complexo Disney, em 2019, os sócios Daniela Gallassini e Daniel Rodolfo vinham estudando um modelo de negócio no qual pudessem aproveitar sua experiência de hotelaria com as oportunidades que o segmento de entretenimento temático oferece. Com uma área própria em Gramado/RS, considerada a capital nacional do chocolate artesanal, resolveram conectar o hotel com a temática do chocolate.

Em 2022, o processo de pesquisa e estudos sobre o tema se aprofundou, com viagens para o México e para o Sul da Bahia, no Brasil, em busca de mais conhecimento para valorizar o cacau, destacando o elemento de origem do chocolate. Nessa época já estava em desenvolvimento o projeto de construção do então Chocotel, nome do empreendimento na época. A obra levou cerca de três anos para ficar pronta e inaugurada oficialmente.

Desafio

O hotel tinha um belo projeto arquitetônico e a obra estava evoluindo, porém os proprietários identificaram a necessidade de construir e fortalecer a marca do empreendimento para que o negócio pudesse se posicionar de forma eficaz no mercado, diante da sua proposta inédita dentro do segmento temático. Isso era válido tanto para gerar desejo e estimular uma demanda futura de hóspedes quando o hotel inaugurasse, mas também de aumentar o valor do negócio para a entrada de investidores. 

Outro desafio enfrentado pelos sócios ao longo do projeto foi em relação ao nome do empreendimento. Como o objetivo era diversificar negócios e não se restringir somente à hotelaria, o nome Chocotel não cabia mais. Por isso, necessitavam definir um novo nome e realizar todo um trabalho de reposicionamento da marca, além de construir a cultura organizacional e elementos de diferenciação para fortalecer o negócio antes da abertura.

Soluções

Construção do posicionamento da marca

A partir do desafio identificado, a equipe da Āteraz realizou uma consultoria de Branding Corporativo para construir o posicionamento da marca. Foram realizados diversos encontros com os diretores da empresa, além de pesquisas de mercado e trabalho interno para consolidação de pilares fundamentais do negócio, definindo a essência da marca, posicionamento e culminando em um plano de ação de curto, médio e longo prazo para implementação.

Criação de storytelling

A partir do desafio identificado, a equipe da Āteraz realizou uma consultoria de Branding Corporativo para construir o posicionamento da marca. Foram realizados diversos encontros com os diretores da empresa, além de pesquisas de mercado e trabalho interno para consolidação de pilares fundamentais do negócio, definindo a essência da marca, posicionamento e culminando em um plano de ação de curto, médio e longo prazo para implementação.

Mudança de nome e reposicionamento da marca

A partir do desafio identificado, a equipe da Āteraz realizou uma consultoria de Branding Corporativo para construir o posicionamento da marca. Foram realizados diversos encontros com os diretores da empresa, além de pesquisas de mercado e trabalho interno para consolidação de pilares fundamentais do negócio, definindo a essência da marca, posicionamento e culminando em um plano de ação de curto, médio e longo prazo para implementação.

Gestão contínua da marca visando fortalecimento

A partir do desafio identificado, a equipe da Āteraz realizou uma consultoria de Branding Corporativo para construir o posicionamento da marca. Foram realizados diversos encontros com os diretores da empresa, além de pesquisas de mercado e trabalho interno para consolidação de pilares fundamentais do negócio, definindo a essência da marca, posicionamento e culminando em um plano de ação de curto, médio e longo prazo para implementação.

Resultados

Criação de storytelling

A partir do desafio identificado, a equipe da Āteraz realizou uma consultoria de Branding Corporativo para construir o posicionamento da marca. Foram realizados diversos encontros com os diretores da empresa, além de pesquisas de mercado e trabalho interno para consolidação de pilares fundamentais do negócio, definindo a essência da marca, posicionamento e culminando em um plano de ação de curto, médio e longo prazo para implementação.

Grande volume de hóspedes e lucratividade desde a abertura

A partir do desafio identificado, a equipe da Āteraz realizou uma consultoria de Branding Corporativo para construir o posicionamento da marca. Foram realizados diversos encontros com os diretores da empresa, além de pesquisas de mercado e trabalho interno para consolidação de pilares fundamentais do negócio, definindo a essência da marca, posicionamento e culminando em um plano de ação de curto, médio e longo prazo para implementação.

Ampliação da experiência temática a partir de storytelling

A partir do desafio identificado, a equipe da Āteraz realizou uma consultoria de Branding Corporativo para construir o posicionamento da marca. Foram realizados diversos encontros com os diretores da empresa, além de pesquisas de mercado e trabalho interno para consolidação de pilares fundamentais do negócio, definindo a essência da marca, posicionamento e culminando em um plano de ação de curto, médio e longo prazo para implementação.

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