6/13/2024

Passo a passo da gestão estratégica: entenda o que é e como usar no seu negócio

Por Iury Ramos

Gestão

Aqui na Ateraz nosso objetivo é transformar e desenvolver negócios ampliando a sua competitividade, lucratividade e longevidade. E óbvio que não teria como fazer isso sem um bom trabalho de gestão estratégica.

Neste artigo você irá entender mais sobre este assunto e também descobrir formas de implementar isso na sua empresa. Aproveite a leitura!

O que é gestão estratégica?

Começando pelo começo, talvez você esteja primeiro querendo entender como funciona essa tal de “gestão estratégica”. Bom, a Gestão estratégica é um processo contínuo e sistemático que as organizações utilizam para alinhar suas metas e objetivos com suas capacidades e recursos, visando garantir um desempenho superior e uma vantagem competitiva sustentável.

Muito mais do que um processo, a gestão estratégica deve ser encarada como uma mentalidade. Sim, é um jeito de encarar as situações visando a saída mais inteligente e coerente possível, procurando encontrar soluções bem embasadas para trazer impactos positivos para os negócios, garantindo a criação de valor a longo prazo e o sucesso sustentável.

Como fazer uma gestão estratégica no meu negócio?

Não existe uma “receita de bolo” para fazer uma gestão estratégica eficiente. Assim como também se engana que ela é um processo engessado que não passa por mudanças e otimizações. Contudo, sim existe uma estrutura padrão a ser seguida.

Os primeiros passos para fazer uma gestão estratégica são:

Ou seja, como eu falei acima, é preciso enxergar a gestão estratégica como uma mentalidade, algo que está em execução contínua de forma orgânica e que se aprimora com o tempo.

Ferramentas para profissionalizar a gestão

Uma das formas de levar sua gestão estratégica para outro nível é contar com as ferramentas certas. Para isso, preparei uma lista com algumas sugestões que você pode experimentar usar no seu negócio e adotar uma mentalidade cada vez mais estratégica. Confira!

OKRs (Objectives and Key Results)

Os OKRs é a ferramenta queridinha da vez no mundo dos negócios, a maioria das grandes empresas do mundo usam ela, inclusive o Google. Ela funciona com base no cascateamento: primeiro a organização define objetivos claros e mensuráveis (Objectives) e depois atribui os resultados-chave (Key Results) que indicarão o progresso em direção a esses objetivos. 

Cada objetivo deve ser acompanhado por 3 a 5 resultados-chave que são específicos e quantificáveis. Os objetivos ainda podem ser classificados de duas formas: “moonshots”, que são objetivos audaciosos e disruptivos, que são considerado atingidos quando se obtém a partir de 70% de sucesso; “roofshots”, objetivos de melhorias incrementais mais fáceis de serem atingidos e que, por isso, precisam obter 100% de sucesso para serem considerados como concluídos. 

Os OKRs são úteis em cenários que requerem alinhamento e engajamento de equipes, permitindo que todos trabalhem em direção a metas comuns de forma transparente e coordenada.

5W2H

O método 5W2H é uma ferramenta de planejamento e análise que ajuda a esclarecer e estruturar ações ou projetos. Ele é muito útil principalmente no contexto de planejamento estratégico, consistindo em responder a sete perguntas: What (O que?), Why (Por que?), Where (Onde?), When (Quando?), Who (Quem?), How (Como?) e How Much (Quanto?). 

Esta abordagem é útil em cenários onde é necessário detalhar processos, definir responsabilidades e assegurar que todos os aspectos de um plano sejam considerados, promovendo uma execução organizada e eficiente.

Matriz SWOT

Quando pensamos em análise competitiva, é impossível não lembrar da famosa Matriz SWOT (ou FOFA, no português). Ela é uma ferramenta estratégica que avalia os pontos internos, que estão dentro do controle da empresa, e os externos, que estão fora do controle mas que a empresa pode influenciar. Os pontos internos são: pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses). Já os pontos externos são: oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).

Ela ajuda a identificar áreas de vantagem competitiva e áreas que precisam de melhorias. A SWOT é particularmente útil em cenários de planejamento estratégico inicial, ao avaliar a posição atual da organização e formular estratégias para aproveitar oportunidades e mitigar riscos. 

Matriz BCG

A Matriz BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta de análise de portfólio que classifica os produtos ou unidades de negócio de uma empresa, com base na taxa de crescimento do mercado e na participação relativa de mercado, em quatro categorias: Estrelas, Vacas Leiteiras, Interrogações e Abacaxis.

Essa matriz é extremamente útil para alocar recursos e tomar decisões estratégicas sobre como priorizar investimentos, desenvolvimento e descontinuação de produtos ou negócios.

Matriz de Eisenhower

Quando falamos sobre priorização, talvez a ferramenta mais famosa seja a Matriz de Eisenhower, ou Matriz Urgente-Importante. Ela uma ferramenta de gestão do tempo/produtividade mas que também pode ajudar na priorização de iniciativas de uma empresa

Essa matriz divide as atividades em quatro quadrantes: Urgente e Importante, Importante mas não Urgente, Urgente mas não Importante, e Nem Urgente nem Importante. Depois de classificar o quadrante equivalente, os indivíduos e equipes terão clareza sobre como focar no que realmente importa, melhorar a produtividade e evitar a sobrecarga com tarefas de baixo impacto.

Os 5 Por Quês

Um dos desafios que impedem as empresas de melhorarem a sua gestão é não entender qual o real problema que precisa ser resolvido. Por isso, para quem precisa encontrar a causa raiz, a técnica dos 5 Por Quês é ótima pedida.

Essa ferramenta busca identificar a origem de um problema ao perguntar repetidamente "Por quê?" (cinco vezes ou até encontrar a causa fundamental). Esta abordagem é útil em cenários de resolução de problemas, onde é necessário ir além dos sintomas superficiais para encontrar soluções duradouras, garantindo que o problema não se repita.

ICE Score

Ferramenta de priorização comum no mundo do Growth Hacking, o ICE Score avalia iniciativas com base em três critérios: Impacto (Impact), Confiança (Confidence) e Facilidade (Ease).

Cada critério é pontuado, e as iniciativas são classificadas com base no somatório dessas pontuações. Esta ferramenta é útil em cenários onde há muitas ideias ou projetos possíveis e é necessário identificar quais ações provavelmente trarão o maior retorno com menor esforço, permitindo uma tomada de decisão mais informada e estratégica.

Livros sobre gestão estratégica de negócios

Se você, assim como eu, gosta de estar sempre aprendendo e evoluindo, sabe que as leituras podem te ajudar a se aprofundar no assunto. Por isso, não poderia deixar de recomendar alguns livros sobre gestão que podem te ajudar nesta missão. Confira abaixo!

1. O Dilema da Inovação

Clique aqui para comprar na Amazon

Se você já se perguntou “como olhar para o futuro do meu negócio e manter o dia a dia rodando bem ao mesmo tempo”, este livro é perfeito para você. Escrito por Clayton Christensen, este livro explora os desafios enfrentados pelas empresas estabelecidas diante de inovações disruptivas. Christensen oferece insights sobre como as empresas podem se adaptar e prosperar em um ambiente de mudanças rápidas e constantes, destacando a importância de uma mentalidade flexível e uma abordagem ágil para a inovação.

2. A Estratégia do Oceano Azul

Clique aqui para comprar na Amazon

Os clássicos são clássicos por um motivo, não é? Renée Mauborgne e W. Chan Kim apresentam neste livro uma abordagem inovadora para a estratégia empresarial, propondo que as empresas busquem criar novos mercados, os "Oceanos Azuis", em vez de se posicionarem em mercados já existentes e extremamente competitivos, os chamados "Oceanos Vermelhos". Com estudos de casos e ferramentas práticas, os autores demonstram como as organizações podem alcançar o sucesso ao criar e capturar valor em espaços de mercado inexplorados.

3. Pense como um Cientista de Foguetes

Clique aqui para comprar na Amazon

Eu gosto de acreditar que este livro ainda não foi valorizado como deveria, porque, no meu ponto de vista, ele é genial. Escrito por Ozan Varol, apresenta uma abordagem criativa e científica para solucionar problemas complexos e alcançar objetivos ambiciosos. Inspirado em sua experiência como cientista de foguetes da NASA, Varol compartilha princípios e estratégias práticas para aprimorar o pensamento crítico, promover a inovação e superar obstáculos com confiança.

4. A Arte da Guerra

Clique aqui para comprar na Amazon

Escrito por Sun Tzu há mais de dois mil anos, este clássico da literatura estratégica oferece insights intemporais sobre estratégia, liderança e tomada de decisões. Aplicável tanto em contextos militares quanto empresariais, Sun Tzu aborda questões como planejamento, adaptação, vantagem competitiva e gestão de conflitos, fornecendo orientações valiosas para alcançar a vitória em qualquer empreendimento competitivo. Minha frase favorita dele é: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”. 

Como a Ateraz pode ajudar você a fazer uma gestão estratégica na sua empresa?

A Ateraz é uma consultoria para resultados de excelência, sendo que uma das soluções disponibilizadas para seus clientes é a realização do “Planejamento e Gestão Estratégica”. Este produto é voltado para empresas que estão presas no operacional e não conseguem traçar novos caminhos para chegar a novos resultados.

Os resultados que esta solução proporciona às empresas são:

Se você quer saber mais sobre a solução de Planejamento e Gestão Estratégica, clique aqui.

Outros posts

Ver todos
Agradecemos o seu contato e retornaremos assim que possível.

Envie sua mensagem ao lado. Iremos responder o mais breve possível. Se preferir nos chame no WhatsApp!

Entrar em contato pelo WhatsApp
Oops! Something went wrong while submitting the form.