Aqui na Ateraz nosso objetivo é transformar e desenvolver negócios ampliando a sua competitividade, lucratividade e longevidade. E óbvio que não teria como fazer isso sem um bom trabalho de gestão estratégica.
Neste artigo você irá entender mais sobre este assunto e também descobrir formas de implementar isso na sua empresa. Aproveite a leitura!
Começando pelo começo, talvez você esteja primeiro querendo entender como funciona essa tal de “gestão estratégica”. Bom, a Gestão estratégica é um processo contínuo e sistemático que as organizações utilizam para alinhar suas metas e objetivos com suas capacidades e recursos, visando garantir um desempenho superior e uma vantagem competitiva sustentável.
Muito mais do que um processo, a gestão estratégica deve ser encarada como uma mentalidade. Sim, é um jeito de encarar as situações visando a saída mais inteligente e coerente possível, procurando encontrar soluções bem embasadas para trazer impactos positivos para os negócios, garantindo a criação de valor a longo prazo e o sucesso sustentável.
Não existe uma “receita de bolo” para fazer uma gestão estratégica eficiente. Assim como também se engana que ela é um processo engessado que não passa por mudanças e otimizações. Contudo, sim existe uma estrutura padrão a ser seguida.
Os primeiros passos para fazer uma gestão estratégica são:
Ou seja, como eu falei acima, é preciso enxergar a gestão estratégica como uma mentalidade, algo que está em execução contínua de forma orgânica e que se aprimora com o tempo.
Uma das formas de levar sua gestão estratégica para outro nível é contar com as ferramentas certas. Para isso, preparei uma lista com algumas sugestões que você pode experimentar usar no seu negócio e adotar uma mentalidade cada vez mais estratégica. Confira!
Os OKRs é a ferramenta queridinha da vez no mundo dos negócios, a maioria das grandes empresas do mundo usam ela, inclusive o Google. Ela funciona com base no cascateamento: primeiro a organização define objetivos claros e mensuráveis (Objectives) e depois atribui os resultados-chave (Key Results) que indicarão o progresso em direção a esses objetivos.
Cada objetivo deve ser acompanhado por 3 a 5 resultados-chave que são específicos e quantificáveis. Os objetivos ainda podem ser classificados de duas formas: “moonshots”, que são objetivos audaciosos e disruptivos, que são considerado atingidos quando se obtém a partir de 70% de sucesso; “roofshots”, objetivos de melhorias incrementais mais fáceis de serem atingidos e que, por isso, precisam obter 100% de sucesso para serem considerados como concluídos.
Os OKRs são úteis em cenários que requerem alinhamento e engajamento de equipes, permitindo que todos trabalhem em direção a metas comuns de forma transparente e coordenada.
O método 5W2H é uma ferramenta de planejamento e análise que ajuda a esclarecer e estruturar ações ou projetos. Ele é muito útil principalmente no contexto de planejamento estratégico, consistindo em responder a sete perguntas: What (O que?), Why (Por que?), Where (Onde?), When (Quando?), Who (Quem?), How (Como?) e How Much (Quanto?).
Esta abordagem é útil em cenários onde é necessário detalhar processos, definir responsabilidades e assegurar que todos os aspectos de um plano sejam considerados, promovendo uma execução organizada e eficiente.
Quando pensamos em análise competitiva, é impossível não lembrar da famosa Matriz SWOT (ou FOFA, no português). Ela é uma ferramenta estratégica que avalia os pontos internos, que estão dentro do controle da empresa, e os externos, que estão fora do controle mas que a empresa pode influenciar. Os pontos internos são: pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses). Já os pontos externos são: oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).
Ela ajuda a identificar áreas de vantagem competitiva e áreas que precisam de melhorias. A SWOT é particularmente útil em cenários de planejamento estratégico inicial, ao avaliar a posição atual da organização e formular estratégias para aproveitar oportunidades e mitigar riscos.
A Matriz BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta de análise de portfólio que classifica os produtos ou unidades de negócio de uma empresa, com base na taxa de crescimento do mercado e na participação relativa de mercado, em quatro categorias: Estrelas, Vacas Leiteiras, Interrogações e Abacaxis.
Essa matriz é extremamente útil para alocar recursos e tomar decisões estratégicas sobre como priorizar investimentos, desenvolvimento e descontinuação de produtos ou negócios.
Quando falamos sobre priorização, talvez a ferramenta mais famosa seja a Matriz de Eisenhower, ou Matriz Urgente-Importante. Ela uma ferramenta de gestão do tempo/produtividade mas que também pode ajudar na priorização de iniciativas de uma empresa.
Essa matriz divide as atividades em quatro quadrantes: Urgente e Importante, Importante mas não Urgente, Urgente mas não Importante, e Nem Urgente nem Importante. Depois de classificar o quadrante equivalente, os indivíduos e equipes terão clareza sobre como focar no que realmente importa, melhorar a produtividade e evitar a sobrecarga com tarefas de baixo impacto.
Um dos desafios que impedem as empresas de melhorarem a sua gestão é não entender qual o real problema que precisa ser resolvido. Por isso, para quem precisa encontrar a causa raiz, a técnica dos 5 Por Quês é ótima pedida.
Essa ferramenta busca identificar a origem de um problema ao perguntar repetidamente "Por quê?" (cinco vezes ou até encontrar a causa fundamental). Esta abordagem é útil em cenários de resolução de problemas, onde é necessário ir além dos sintomas superficiais para encontrar soluções duradouras, garantindo que o problema não se repita.
Ferramenta de priorização comum no mundo do Growth Hacking, o ICE Score avalia iniciativas com base em três critérios: Impacto (Impact), Confiança (Confidence) e Facilidade (Ease).
Cada critério é pontuado, e as iniciativas são classificadas com base no somatório dessas pontuações. Esta ferramenta é útil em cenários onde há muitas ideias ou projetos possíveis e é necessário identificar quais ações provavelmente trarão o maior retorno com menor esforço, permitindo uma tomada de decisão mais informada e estratégica.
Se você, assim como eu, gosta de estar sempre aprendendo e evoluindo, sabe que as leituras podem te ajudar a se aprofundar no assunto. Por isso, não poderia deixar de recomendar alguns livros sobre gestão que podem te ajudar nesta missão. Confira abaixo!
Se você já se perguntou “como olhar para o futuro do meu negócio e manter o dia a dia rodando bem ao mesmo tempo”, este livro é perfeito para você. Escrito por Clayton Christensen, este livro explora os desafios enfrentados pelas empresas estabelecidas diante de inovações disruptivas. Christensen oferece insights sobre como as empresas podem se adaptar e prosperar em um ambiente de mudanças rápidas e constantes, destacando a importância de uma mentalidade flexível e uma abordagem ágil para a inovação.
Os clássicos são clássicos por um motivo, não é? Renée Mauborgne e W. Chan Kim apresentam neste livro uma abordagem inovadora para a estratégia empresarial, propondo que as empresas busquem criar novos mercados, os "Oceanos Azuis", em vez de se posicionarem em mercados já existentes e extremamente competitivos, os chamados "Oceanos Vermelhos". Com estudos de casos e ferramentas práticas, os autores demonstram como as organizações podem alcançar o sucesso ao criar e capturar valor em espaços de mercado inexplorados.
Eu gosto de acreditar que este livro ainda não foi valorizado como deveria, porque, no meu ponto de vista, ele é genial. Escrito por Ozan Varol, apresenta uma abordagem criativa e científica para solucionar problemas complexos e alcançar objetivos ambiciosos. Inspirado em sua experiência como cientista de foguetes da NASA, Varol compartilha princípios e estratégias práticas para aprimorar o pensamento crítico, promover a inovação e superar obstáculos com confiança.
Escrito por Sun Tzu há mais de dois mil anos, este clássico da literatura estratégica oferece insights intemporais sobre estratégia, liderança e tomada de decisões. Aplicável tanto em contextos militares quanto empresariais, Sun Tzu aborda questões como planejamento, adaptação, vantagem competitiva e gestão de conflitos, fornecendo orientações valiosas para alcançar a vitória em qualquer empreendimento competitivo. Minha frase favorita dele é: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.
A Ateraz é uma consultoria para resultados de excelência, sendo que uma das soluções disponibilizadas para seus clientes é a realização do “Planejamento e Gestão Estratégica”. Este produto é voltado para empresas que estão presas no operacional e não conseguem traçar novos caminhos para chegar a novos resultados.
Os resultados que esta solução proporciona às empresas são:
Se você quer saber mais sobre a solução de Planejamento e Gestão Estratégica, clique aqui.
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