O conceito antigo de uma marca era gerar lucro. O conceito moderno é: gerar valor sustentável para as pessoas que se relacionam com ela. A longevidade de uma marca ou negócio para as futuras gerações vai além da promoção do produto ou serviço. Depende de quanto ela contribui, devolve para o mundo.
Propósito está se tornando o quinto P do marketing, ressignificando a forma como agimos, pensamos, vivemos e nos posicionamos na sociedade. O propósito cria uma relação de pertencimento e intensifica a inclusão social, que é fundamental para uma vida saudável e produtiva.
Propósito é lucro. Isso mesmo, você não leu errado. Um estudo da Harvard Business School com mais de 200 empresas mostrou que organizações baseadas em propósito superaram em até 400% o faturamento das demais.
Propósito também aumenta o engajamento e a fidelidade. Uma pesquisa da GlobeScan, de 2017, mostrou que 65% dos consumidores preferem marcas com propósito claro e que agem para os melhores interesses da sociedade.
Hoje, a compra motivada por causas deixou de ser tendência para se tornar algo natural em nossas vidas. Esse comportamento abrange todas as faixas etárias e de renda. Por isso, comunicar o posicionamento da sua marca é tão importante quanto informar sobre os seus produtos ou serviços.
Outra pesquisa da Accenture, realizada em 2019, mostra que 62% dos consumidores esperam que as marcas apoiem as causas que eles se interessam. Ter um propósito claro e verdadeiro é o primeiro passo para conquistar o consumidor e, mais do que isso, construir uma relação de confiança e fidelidade entre a sociedade e a sua marca.
Marcas podem solucionar problemas, se posicionar em defesa de determinadas questões que tenham relação com seus valores e se tornar uma força positiva para a mudança. Novos modelos de atuação precisam ser pensados para gerar impacto real. Neste ponto, deixo aqui uma provocação: podemos pensar as marcas como plataformas de conexão, dando o poder às pessoas.
Diante dos dados apresentados neste artigo, a sua marca ou negócio está se posicionando de acordo com os seus valores e propósito? O seu público se conecta e percebe valor no seu posicionamento? Qual impacto a sua marca quer deixar no mundo? Se a sua marca deixasse de existir hoje, alguém sentiria falta?
Essas são apenas perguntas para despertar a reflexão e buscar contribuir de alguma forma para o posicionamento da sua marca no contexto que vivemos hoje. Mas lembre-se, para gerar valor e conexão com as pessoas você precisa de um propósito unificador. O Branding pode lhe ajudar.
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